Sobre os Níveis dos Cursos

  Cursos Nível 1

     Os Cursos da Escola Treino em FOCO Nível 1 são cursos pontuais sobre conteúdos específicos de disciplinas como fisiologia geral, fisiologia do exercício, cinesiologia, biomecânica, estatística, metodologia da pesquisa, cineantropometria, metodologia do treinamento, entre outras.


    Para que você possa entender melhor vamos a um exemplo.Na Escola Treino em FOCO Cursos Nível 1 você pode identificar um curso sobre TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO e outro sobre MECÂNICA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR ESQUELÉTICA. Estes dois cursos apresentam um pouco mais de 60 minutos de duração e seus conteúdos fazem parte de temas pontuais da disciplina de fisiologia geral.


  Nestes dois cursos usados como exemplos, buscamos detalhar e aprofundar os tópicos temáticos para ajudar ao acadêmico que esteja cursando a disciplina e, por ventura, encontra-se com dificuldades em entender esse tópico do conteúdo. Nossa intenção é também ajudar e contribuir com profissionais formados que busquem uma revisão qualificada destes conteúdos os encontrem nos nossos Cursos deste nível.


    Portanto, nossos Cursos Nível 1 que potencialmente podem ajuda-lo em uma prova, revisar um conteúdo importante que foi fracamente aprendido ou que tenha sido esquecido; desta forma, fornecendo a base sólida para entendimento de conteúdos mais amplos das disciplinas anteriormente citadas.


   Aos cursos do nível 1 não se aplicam as regras de cursos grátis, alguns cursos já são disponibilizados GRATUITAMENTE e outros por um valor extremamente acessível. O prazo padrão para acesso aos conteúdos deste curso é de 3 meses em nossa plataforma EAD.


Cursos Nível 2


    Os Cursos Nível 2 da Escola Treino em FOCO são cursos que apresentam um conteúdo de aplicação prática na atividade profissional, são no mesmo modelo de cursos que o Treino em FOCO já desenvolvia antes de lançar nossa Escola e plataforma EAD.      

     

    Anteriormente estes cursos eram de 4 a 5 horas agora ampliamos os mesmos para em torno de 12 horas. Esse aumento da carga horária nos permitiu ampliar a abordagem de um determinado ponto de intervenção profissional. Nestes cursos temos a abordagem teórica que envolve o assunto mas também aplicações, ou discussões, práticas deste conteúdo.


    Por exemplo, o Curso de Anatomia Palpatória apresenta a concepção teórica desta técnica mas também apresentamos como podemos aplica-la na prática como ferramenta de trabalho identificando músculos atuantes em exercícios (agonistas, antagonistas e sinergistas) no sentido de gerar dados que possam contribuir com a atuação dos profissionais de saúde e, particularmente, do Profissional de Educação Física.


    Outro exemplo que pode ser citado é o Curso de Sistemas de Treinamento. Neste Curso Nível 2 são apresentadas bases fisiológicas e de metodologia do controle de cargas sempre voltadas aos sistemas de treinamento (concepções teóricas). Na continuidade do curso o entendimento de cada Sistema de Treinamento é visto com sua aplicabilidade no treinamento (aplicações e discussões para a prática profissional).


    Por fim, estes cursos da Escola Treino em FOCO Nível 2 qualificam e geram aprofundamento de entendimento dos cursistas sobre determinados tópicos de abordagem prática/profissional.


Cursos Nível 3


    Esses Cursos do Nível 3 são top line por diferentes motivos que apresentamos agora:

  • A carga horária é superior a 35 horas (alguns cursos são superiores a 50 horas) permitindo um grande aprofundamento e avanço do conteúdo;

  • Todos apresentam forte conteúdo teórico justificando processos fisiológicos, biomecânicos, metodológicos, cineantropométricos, cinesiológicos, etc. que sejam a base conceitual para o tema abordado no curso (bases conceituais teóricas que fundamentam as ações práticas);

  • Vídeos práticos apresentando como o processo da técnica, treino ou metodologia deve ser aplicado no mundo real com seu aluno, cliente ou paciente;

  • Um determinado conteúdo de aplicação prática é completamente detalhado, analisado e mostrado a aplicação do mesmo na atuação do profissional de saúde e, principalmente, do Educador Físico;


    Para um melhor entendimento vamos a um exemplo. O Curso de Antropometria e Composição Corporal apresenta todo o embasamento teórico e prático que um avaliador deve conhecer e saber sobre a aplicação do método antropométrico para gerar a composição corporal. Assim, o Curso apresenta conteúdos como:

  • Protocolos de medidas de especímetria, perimetria, massa corporal, estatura, diâmetros ósseos.

  • De posse dos dados antropométricos selecionar equações preditivas adequadas para diferentes públicos/populações/clientes/alunos/pacientes;

  • Uma vez gerado a composição corporal como interpretá-la?

  • Como saber se a relação Massa Muscular e Massa Gorda do meu cliente está adequada para sua condição de esportista profissional ou simplesmente praticante de exercício físico?


    Assim os Cursos da Escola Treino em FOCO Nível 3 tem por objetivo preparar e qualificar o profissional a uma atividade específica de intervenção/atuação, ou seja, torna-lo um especialista no assunto. No curso usado como exemplo, torna-lo um especialista em avaliações antropométricas e interpretações da composição corporal.


    Justamente por estes fatores que os Curso Nível 3 apresentam possibilidade de Certificação Treino em FOCO perante aprovação em nota final realizada ao final do curso. Lembrando que esta prova para aferir a nota não é obrigatória, é opcional somente para aqueles que desejam ostentar uma Certificação Treino em FOCO como especialista em uma determinada atividade profissional.

Voltar ao topo