Sistemas e Métodos de Treino

Sistemas e Métodos de Treino

Baseado em 36 avaliações
  • 406 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 21 Aulas
  • 6 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 17,37 (ou R$ 173,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Como já havia dito gostei muito desse curso. ele ajudou e muito a ganhar mais conhecimento, e com isso a melhorar minha carreira profissional. "
JORGE ROBERTO LOPES RAMOS JÚNIO
mais avaliações

Olá pessoal,

Ao se evoluir no TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) torna-se, gradativamente, mais difícil realizar a quebra homeostásica necessária para deflagrar o processo de supercompensação que, por sua vez, irá gerar adaptações fisiológicas crônicas biopositivas. Isso ocorre devido a própria adaptação biopositiva que torna o órgão, tecido, célula ou processo bioquímico mais apto fisiologicamente, o que o faz mais "forte".

No TRP você pode observar isso no processo hipertrófico muscular. Gradativamente, ao longo de um período de treinamento, é necessário elevar as cargas de treinamento para que as mesmas produzam o estímulo adequado ao processo hipertrófico, que, neste caso, visualiza-se a quebra homeostásica no catabolismo proteico gerado no treino, depleção de fosfocreatina e glicogênio muscular, alterações hormonais e bioquímicas.

Todavia, você precisa compreender com clareza o que é carga de treinamento e quais as variáveis que produzem alteração tanto em volume quanto na intensidade desta carga. Assim, variáveis como quilagem dos exercícios, intervalos recuperativos entre séries e exercícios, ordem dos exercícios, velocidade de execução, amplitude de movimento, número de repetições por série e número de exercícios por grupo muscular devem ser manipulados adequadamente para produzir a carga de treinamento.

O curso que apresento agora, SISTEMAS DE TREINAMENTO, no seu momento inicial, discute esse processo de carga de treino com abordagens bioenergéticas, neural e muscular. Tais conceitos são fundamentais para entender cargas de treino e, posteriormente, como manipulá-las via sistemas de treinamento.

Uma vez entendido os pilares metodológicos de manipulação de variáveis de carga e, entendido as bases bioenergéticas, neurais e musculares; você pode iniciar a raciocinar, com qualidade, o entendimento de Sistemas de Treinamento como formas de variação da carga de treino buscando quebras da homeostase desde indivíduos iniciantes, passando pelos intermediários e chegando aos avançados no TRP.

O profissional atuante no TRP ao avançar em sua atuação profissional pode se perguntar:

- Qual sistema de treinamento posso (ou devo) aplicar em um cliente intermediário em termos de tempo de treinamento para que evolua mais rapidamente?

- Qual o melhor sistemas de treinamento quando penso em quebrar a homeostase e gerar ganhos hipertróficos musculares?

- Para um atleta que encontre-se na barreira do rendimento, qual o sistema de treinamento seria mais produtivo ser periodizado no programa de treino? FST7 ou Heavy Duty?

- Drop set, Bi set ou Tri set? Qual usar? Quais as diferenças metodológicas? Estas podem gerar comportamentos fisiológicos diferentes?

Essas e outras questões constantes na atuação prática do Educador Físico que atua em salas de TRP fazem parte do conteúdo do presente curso. Abordo métodos clássicos para o treinamento de força como os piramidais que são ótimos para, além do desenvolvimento de força pura, também como quebra da rotina de treinamento no fisiculturismo. Métodos mais recentes como FST7 explico a sua metodologia e base fisiológica de aplicação.

Diante do exposto, entendo o presente curso como extremamente útil aos Educadores Físicos que busquem mais informações para agregar aos seus conhecimentos e formar uma base sólida capaz de lhe capacitar na prescrição de exercícios do TRP manipulando cargas e aplicando sistemas de treinamento.

Assim, no momento, me despeço e aguardo você lá dentro na sala de aula.

Prof. Dr. João Moura.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Acadêmicos e Profissionais de Educação Física e Práticantes de Treinamento Resistido com Pesos - TRP - Musculação.

João Moura
"Professor João Moura nasceu em Cruz Alta (RS) em 1971. Em 1992 ingressou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para seus estudos no Curso de Ed. Física."

   

- Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/1996);

- Mestre em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Cineantropometria (UFSM/1999);

- Doutor em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Avaliação e Prescrição de Exercícios (UFSM/2004);

- Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB);

- Autor dos livros:

        - “Guia Normativo para Confecção de Artigos de Pesquisa IPGEX” (1998); 

        - “Protocolos Antropométricos e Equações Preditivas da Composição Corporal” (2010); 

        - “Saúde em Ação” (2011); 

        - “Abordagem Metodológica da Ginástica de Academia” (2011); 

        - “Postura Corporal Humana” (2012); “Organização e Planejamento do Treinamento Desportivo” (2012); 

        - “Antropometria e Composição Corporal: protocolos de medidas, equações preditivas e novas estratégias de análise” (2014);

        - Autor do capítulo “Antropometria para Estimativa da Massa Muscular” na obra “Biometrica” (2012); 

- Coordenador do LADEHM (Laboratório de Desempenho Humano) da FURB. 

- Personal Trainer e professor de TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) a mais de 20 anos;

- Professor de ginástica de academia (Aeróbica, step e localizada) por mais de 10 anos.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. Os certificados emitidos pela Escola TEF servem para horas extracurriculares na graduação e a carga horária pode ser convalidada em sua Instituição de Ensino Superior.

 - Meu certificado é aceito pelo CREF? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. O CREF é um órgão de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Download do Material Didático e dos Artigos
  • 1. Sobrecarga E Variáveis De Treino
  • 2. Aspectos Fisiológicos Relacionados a Carga Bioenergética
  • 3. Aspectos Fisiológicos Relacionados A Carga Neural E Muscular
  • 1. Sistema 3x10
  • 2. Sistema Isométrico
  • 3. Alternado Por Segmento
  • 4. Sistema De Repetição Roubada
  • 5. Sistema De Isolamento Muscular
  • 6. Sistemas Piramidais
  • 7. Drop-set
  • 8. Sistema De Bi-set E Tri-set
  • 1. Chat Sistemas de Treino - Módulo 1
  • 2. Chat Sistemas de Treino - Módulo 2
  • 3. Chat Sistemas de Treino - Módulo 3
  • Sistemas e Métodos de Treino

Dúvidas Frequentes

Após a matrícula confirmada, você terá acesso às aulas gravadas, sem necessidade de estar em um horário específico para estuda. Fazendo o seu próprio horário de modo flexível conforme suas condições.
Voltar ao topo