Elaboração de Projeto de Pesquisa e Confecção de Artigo Científico

Elaboração de Projeto de Pesquisa e Confecção de Artigo Científico

Baseado em 211 avaliações
  • 1669 Alunos matriculados
  • 07 Horas de duração
  • 28 Aulas
  • 7 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito
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"EXELENTE"
João pedro
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 Este curso teve a sua concepção baseada na capacitação de iniciantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa assim como de artigos científicos. Logo, no curso, eu abordo diferentes condicionantes referentes a esses dois tópico de trabalho acadêmico/científico.


O curso formalmente está dividido em três grandes módulos.

No primeiro módulo eu abordo vários aspectos e etapas do desenvolvimento de um projeto e pesquisa. Não há uma preocupação no curso quanto a formatação do documento, como por exemplo, tamanho da fonte, tipo de fonte, espaçamento, paginação, etc. Estes aspectos de formatação podem ser encontrados em diferentes fonte e simplesmente “clonados”, isto é, fazer exatamente como descrito. Nesta linha de pensamento, o curso foi elabora para atender a necessidades mais intelectuais e reflexivas da elaboração do projeto de pesquisa, como, por exemplo:

  • Por onde começa um projeto de pesquisa?

  • Como formular o problema de pesquisa? A partir de que subsídios elaborar as hipóteses do estudo?

  • Como desenvolver um texto introdutório que justifique a relevância do objeto de estudo investigado?

  • Como definir e descrever o(s) objetivo(s) geral(ais) do estudo? Como estabelecer os objetivos específicos baseado no geral sem perder a vinculação investigativa com estes?

  • Como delimitar a abordagem e extrapolação dos potenciais resultados do estudo?

  • Como identificar e descrever as limitações do estudo?

  • Quais são as lógicas do capítulo de revisão de literatura? Para que serve? Em que momento aplico o conhecimento descrito na revisão de literatura no meu projeto de pesquisa?

  • O que devo descrever para caracterizar a amostra que pretendo estudar? Como estabelecer critérios de inclusão e exclusão para a amostra? Que condicionantes devo levar em consideração?

  • Como interpretar e definir as variáreis do estudo: independente, dependente, controle, interveniente e moderadora?

  • Descrever de que forma o delineamento do meu projeto de pesquisa?

  • Processo de definição dos riscos e benefícios associados ao estudo devem ser identificados e definidos?

  • TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido), como devo desenvolvê-lo?


Esses, entre outros questionamentos, serão abordados no presente curso no tópico referente a elaboração do projeto de pesquisa.


No segundo módulo do curso eu apresento a Plataforma Brasil, onde o projeto de pesquisa deve ser registrado para encaminhamento ao CEP (Comitê de Ética da Pesquisa). Na própria Plataforma eu apresento todos os campos a serem preenchidos e a correspondência dos mesmos com o projeto de pesquisa já elaborado.


No terceiro módulo iremos ver uma proposta pessoal de metodologia para confecção e desenvolvimento de artigos de pesquisa. Nesta fase é quando o projeto já foi desenvolvido, portanto já temos um relatório da pesquisa com seus respectivos resultados em gráficos e tabelas e vamos transformá-lo em um documento científico, portanto, adequá-lo, ao máximo, ao gênero literário científico.


Será abordado neste momento os tópicos essenciais de um artigo de pesquisa e como desenvolvê-los. A lógica interna das informações mais abrangentes ou mais específicas são analisadas e discutiremos como deve ser desenvolvido:

  • O título – o que devo levar em consideração ao estabelecer o título do meu artigo?

  • As palavras chaves. Os “key words” do estudo devem ser cuidadosamente estabelecidos;

  • A introdução. Como escrever o capítulo “introdução” do artigo em forma de “funil”. Isto é, do geral ao específico fazendo uma contextualização do objeto de estudo, apresentando o estado da arte e as lacunas investigativas referentes ao mesmo;

  • Os Materiais e métodos. Ou seja, como foi feito o estudo? Como deve ser descrito o mais sucintamente possível sem perda informativa de instrumentos, protocolos utilizados e amostra?

  • Os resultados.

  • A discussão dos resultados. Como os meus resultados de pesquisas se posicionam e se confrontam em relação a outras trabalhos de pesquisa já realizados? Quais os avanços? Quais as limitações? Quais as contribuições? O que eu (pesquisador) fiz diferente dos demais?

  • A conclusão. Bom, enfim, “o que temos para hoje”?


Bem, estes foram algumas colocações referentes ao presente curso. Evidentemente, muita coisa pode ser adaptada, ajustada ou modificada para se adequar ao modelo da sua Instituição de Ensino. Todavia, certamente os processos e reflexões apresentadas no modelo de trabalho de projeto e de pesquisa que descrevo no curso, irão lhe ajudar no seu início de jornada como pesquisador.

Desejo um ótimo curso a todos, nos vemos lá dentro da Escola Treino em Foco.

Prof. Dr. João Moura.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Profissionais e Acadêmicos de Educação Física e Ciências da saúde

João Moura
"Professor João Moura nasceu em Cruz Alta (RS) em 1971. Em 1992 ingressou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para seus estudos no Curso de Ed. Física."

   

- Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/1996);

- Mestre em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Cineantropometria (UFSM/1999);

- Doutor em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Avaliação e Prescrição de Exercícios (UFSM/2004);

- Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB);

- Autor dos livros:

        - “Guia Normativo para Confecção de Artigos de Pesquisa IPGEX” (1998); 

        - “Protocolos Antropométricos e Equações Preditivas da Composição Corporal” (2010); 

        - “Saúde em Ação” (2011); 

        - “Abordagem Metodológica da Ginástica de Academia” (2011); 

        - “Postura Corporal Humana” (2012); “Organização e Planejamento do Treinamento Desportivo” (2012); 

        - “Antropometria e Composição Corporal: protocolos de medidas, equações preditivas e novas estratégias de análise” (2014);

        - Autor do capítulo “Antropometria para Estimativa da Massa Muscular” na obra “Biometrica” (2012); 

- Coordenador do LADEHM (Laboratório de Desempenho Humano) da FURB. 

- Personal Trainer e professor de TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) a mais de 20 anos;

- Professor de ginástica de academia (Aeróbica, step e localizada) por mais de 10 anos.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. Os certificados emitidos pela Escola TEF servem para horas extracurriculares na graduação e a carga horária pode ser convalidada em sua Instituição de Ensino Superior.

 - Meu certificado é aceito pelo CREF? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. O CREF é um órgão de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Apresentação e Introdução aos Conteudos
  • 1. Como fazer a Introdução
  • 2. Problema de Pesquisa
  • 3. Objetivos - Geral e Específicos
  • 4. Formulando a Hipótese
  • 5. Desfecho
  • 6. Delimitações do Estudo
  • 7. Definição de Termos
  • 8. Limitações do Estudo
  • 1. Como estruturar a Revisão de Literatura
  • 1. População e Amostra da Pesquisa
  • 2. Questões Éticas
  • 3. Critérios de Inclusão e Exclusão da Amostra
  • 4. Tipos de Pesquisa
  • 5. Instrumentos de Pesquisa
  • 6. Benefícios e Riscos do Estudo
  • 7. Tratamento Estatístico
  • 1. Como Registrar o Projeto na Plataforma Brasil
  • 1. Delineamento do Estudo
  • 2. Sugestão de Sequência de Escrita de Artigos
  • 3. O Título
  • 4. Como Organizar os Autores
  • 5. Como fazer o Resumo/Abstract do Artigo
  • 6. Como fazer a Introdução do Artigo
  • 7. Metodologia
  • 8. Apresentação dos Resultados
  • 9. Discussão dos Resultados e Conclusão
  • 1. Encerramento do Curso
  • Elaboração de Projeto de Pesquisa e Confecção de Artigo Científico

Dúvidas Frequentes

Após a matrícula confirmada, você terá acesso às aulas gravadas, sem necessidade de estar em um horário específico para estuda. Fazendo o seu próprio horário de modo flexível conforme suas condições.
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