Estratégias de Emagrecimento

Estratégias de Emagrecimento

Baseado em 29 avaliações
  • 321 Alunos matriculados
  • 14 Horas de duração
  • 17 Aulas
  • 7 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 19,98 (ou R$ 199,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Agradeço imensamente pelo curso, excelente, estão de Parabéns!! "
gleison de oliveira aguiar
mais avaliações

Emagrecimento... quantas pessoas estão "correndo" atrás disso neste exato momento? É impossível determinar precisamente mas, certamente, são muitas pessoas dispostas a emagrecer, ou melhor, querendo muito emagrecer. Isso deve-se principalmente pelo fator estético, mas muitos casos também é necessário para a saúde do indivíduo.

O processo de emagrecimento sugere que anteriormente houve um processo de "engordamento". Nós profissionais de Educação Física devemos ter em mente que o processo de emagrecimento é multifatorial e, em muitos casos, não basta que nós somente elaboremos um programa de exercícios físicos. Se não combatermos outros fatores do "engordamento" nosso programa de exercícios físico cairá no vácuo, será inócuo!

Entendendo a dimensão do problema desta forma, elaborei o presente curso inicialmente com conceitos importantes que o profissional de Educação Física deve conhecer, compreender e aplicar como bases ao processo de emagrecimento. Assim, devemos entender que a questão de hábitos diários com relação ao exercício, atividade física e nutrição devem ser avaliados e realinhados no nosso cliente em um programa de emagrecimento que gere resultados. Identificar se nosso cliente apresenta transtornos alimentares, faz uso de drogas para emagrecimento, seu comportamento alimentar, como encontram-se alguns hormônios específicos relacionados ao aumento do peso gordo corporal são diagnósticos fundamentais. Evidentemente, nesse processo, outros profissionais deverão interagir como médicos, nutricionistas e psicólogos. Agora estamos trabalhando em uma equipe multidisciplinar; o trabalho agora é em coletivo e em equipe... você sabe como avaliar estas outras questões envolvendo profissionais de outras especialidades da área de saúde?

Apresento neste curso um conhecimento básico sobre fisiologia do tecido adiposo e alguns fatores que podem estar envolvidos com a regulação da fome e do apetite. Entendo e aplico estes conhecimentos para raciocinar com melhor qualidade a elaboração do programa de intervenção para emagrecimento. Sem conhecimentos fisiológicos a respeito é difícil entender o processo.

Com conhecimento desta base informativa o curso passa a nossa especialidade... a prescrição de exercícios físico voltados ao emagrecimento.

- Qual a orientação básica que todo e qualquer exercício físico visando o emagrecimento deve contemplar?

- Que intensidade devo utilizar nos exercícios? E qual o melhor volume? Como dosar e equacionar de forma adequada essa carga de treinamento?

- Treinamento contínuo ou descontínuo de carga? Qual o melhor? Existe alguma variável importante que devo observar ao prescrever exercícios contínuos ou descontínuos a indivíduos com diferentes níveis de condicionamento físico que visem emagrecimento?

Estas, e possivelmente, outras perguntas devem estar surgindo na sua mente neste momento. Neste curso sobre EMAGRECIMENTO que apresento agora, abordo estas questões prescritivas de carga de treinamento. Metodologias clássicas como Treinamento Aeróbio com Zona Alvo Lipolítica ("Fat Max") eu abordo apresentando a metodologia de cálculo, a fisiologia que á embasa, pontos positivos e negativos e avaliação a que público seria mais interessante aplicá-la.

Também abordo metodologias de treinamento "da moda" como o HIIT (High Intensity Interval Training - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade) apresentando o entendimento de manipulação de variáveis de carga para dose e adequação do esforço físico de treino.

Lanço a proposta do TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) com metodologia de treinamento específico (Sistema de Microcircuito) para aplicação ao emagrecimento. A ideia aqui é pensar o TRP não para hipertrofia, mas sim pensá-lo de tal forma que gere um bom gasto calórico de treino e de pós treino (EPOC - excess post exercise oxygen consumption) contribuindo, de forma eficiente, ao processo de emagrecimento.

Desta forma, entendo que o curso esta bastante completo e, principalmente, contribuindo para que você Educador Físico consiga diagnosticar pontos importantes do seu cliente, com o diagnóstico possa avaliar fisiologicamente o processo e elaborar/prescrever um programa de exercícios físicos eficiente e seguro do ponto de vista de carga de treinamento.

Assim, encerro a apresentação deste curso e acredito que ao adquiri-lo você estará investindo em uma base de conhecimentos sólida que o ajudará na sua prática profissional.

Nos vemos lá dentro na sala de aula.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Este curso sobre Emagrecimento se destina a Acadêmicos e Profissionais de Educação Física com intúito de aprofundar seus conhecimentos no processo de emagrecimento com uma visão completa do indivíduo.

João Moura
"Professor João Moura nasceu em Cruz Alta (RS) em 1971. Em 1992 ingressou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para seus estudos no Curso de Ed. Física."

   

- Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/1996);

- Mestre em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Cineantropometria (UFSM/1999);

- Doutor em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Avaliação e Prescrição de Exercícios (UFSM/2004);

- Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB);

- Autor dos livros:

        - “Guia Normativo para Confecção de Artigos de Pesquisa IPGEX” (1998); 

        - “Protocolos Antropométricos e Equações Preditivas da Composição Corporal” (2010); 

        - “Saúde em Ação” (2011); 

        - “Abordagem Metodológica da Ginástica de Academia” (2011); 

        - “Postura Corporal Humana” (2012); “Organização e Planejamento do Treinamento Desportivo” (2012); 

        - “Antropometria e Composição Corporal: protocolos de medidas, equações preditivas e novas estratégias de análise” (2014);

        - Autor do capítulo “Antropometria para Estimativa da Massa Muscular” na obra “Biometrica” (2012); 

- Coordenador do LADEHM (Laboratório de Desempenho Humano) da FURB. 

- Personal Trainer e professor de TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) a mais de 20 anos;

- Professor de ginástica de academia (Aeróbica, step e localizada) por mais de 10 anos.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. Os certificados emitidos pela Escola TEF servem para horas extracurriculares na graduação e a carga horária pode ser convalidada em sua Instituição de Ensino Superior.

 - Meu certificado é aceito pelo CREF? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. O CREF é um órgão de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Download do Material Didático e dos Artigos
  • 1. Apresentação do Curso
  • 2. Introdução
  • 1. Evidências Científicas
  • 2. Considerações Sobre O Tecido Adiposo
  • 1. Treinamento Resistido com Pesos - TRP (Musculação)
  • 2. Sistema De Microcircuito
  • 3. Configurações do Microcircuito
  • 4. Revisão E Apresentação
  • 1. Fisiologia Cardiovascular E Respiratória
  • 1. Método Contínuo De Treinamento Aeróbio
  • 2. Determinação Da Fc Máxima
  • 3. Cálculo De Zona Alvo
  • 4. Cross-promenade
  • 5. Treinamento Intervalado
  • 1. Chat Curso Emagrecimento - Módulo 1
  • 2. Chat Curso Emagrecimento - Módulo 2
  • Estratégias de Emagrecimento

Dúvidas Frequentes

Após a matrícula confirmada, você terá acesso às aulas gravadas, sem necessidade de estar em um horário específico para estuda. Fazendo o seu próprio horário de modo flexível conforme suas condições.
Voltar ao topo