Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas ao TRP

Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas ao TRP

Baseado em 120 avaliações
  • 713 Alunos matriculados
  • 17 Horas de duração
  • 34 Aulas
  • 10 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 22,09 (ou R$ 220,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Ótimo conteúdo! Parabéns! Poderia ser um pouco mais dinâmico as aulas teóricas. Abraço!"
Livio Rodrigues
mais avaliações

Biomecânica usa os conhecimentos da área de MECÂNICA da FÍSICA aplicados junto com Anatomia e fisiologia para o estudo do movimento humano, daí vem a expressão BIO (vida). Desta forma podemos entender que quando os conhecimentos da mecânica são aplicados ao ser humano, utilizando também conceitos de anatomia e fisiologia, construímos uma área de estudo que a Educação Física tem utilizado em grande expressão... a BIOMECÂNICA.

Neste Curso de Nível 2 a biomecânica é aplicada, isto é, os conhecimentos são aplicados a uma área específica, que neste caso é oTRP (Treinamento Resistido com Pesos – Musculação). Assim, você receberá conhecimentos e informações sobre conteúdos de Biomecânica, e também de cinesiologia, totalmente direcionados a prática do TRP.

Braços de momento da força e torque, por exemplo, são conteúdos da mecânica que neste curso serão direcionados a análise dos exercícios de TRP. Dentro deste contexto você verá que o torque muscular depende de um componente fisiológico (tensão muscular) e também pela distância perpendicular que a força que produz ou resiste ao movimento é aplicada, assim temos braços de momento de força e resistência. Mas o que isso tem haver com o treinamento? Ângulos diferentes ao longo de um Arco de Movimento (ADM) de exercício, como por exemplo flexão e extensão de joelhos, apresentam torques diferenciados em função dos diferentes braços de momento. Qual o melhor para o treinamento?

Existem alguns pontos angulares em que o torque é tão baixo (em função de braços de momento da resistência pequenos ou zero) que a eficiência do treinamento muscular neste pontos é questionável. Tais pontos de decréscimo expressivo da força nós denominamos no Treino em FOCO como Pontos de Descanso. Faremos uma análise da importância dos mesmos e quando utilizá-los ou não na prática do treinamento.

tensão muscular, tão importante para produção do torque, depende de vários fatores, dentre eles do grau de encurtamento do sarcômero que, segundo a relação comprimento tensão, quanto mais encurtado estiver menor a capacidade do músculo de gerar tensão. Músculos biarticulares e poliarticulares, portanto, sofrem mais de insuficiência ativa muscular, esta será esclarecida e aplicada a vários exercícios do TRP.

O miofilamento muscular de Titina juntamente com outros elementos musculares por apresentarem comportamento elástico são capazes de armazenar energia potencial elástica no músculo e convertê-la em energia cinética (do movimento). Este curso irá aplicar esse conhecimento aos exercícios de TRP instrumentalizando você a entender técnicas de exercício que maximizem resultados.

entendimento vetorial de cargas gravitacionais, da quilagem dos exercícios e musculares serão também analisados neste curso em diferentes exercícios.Porém, o aspecto deste Curso de Nível 2 de Biomecânica e Cinesiologia aplicada ao TRP que eu destaco é o posicionamento pedagógico de buscar ensinar você a entender eaplicar esses conhecimentos, sendo capaz de analisar exercícios até mesmo diferentes dos quais eu apresento no curso, isto é, vou buscar desenvolver em você a Independência Aplicativa do Conhecimento, traduzindo...vou buscar ensiná-lo a pescar além de dar-lhe o peixe pronto!

Em linhas gerais e de forma rápida é sobre esses aspectos que traremos no curso com base teórica e também prática através de vários vídeos práticos. Assim, lhe aguardo lá dentro na sala de aula.

Prof. Dr. João Moura.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

O Curso online de Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas ao TRP se destina à todos praticantes, Profissionais e Acadêmicos de Educação Física que buscam APRENDER sobre os fundamentos básicos da Biomecânica e conseguir analisar os exercícios e as formas de manipulá-los a fim de intensificar o treino de acordo com as condições de cada cliente.

João Moura
"Professor João Moura nasceu em Cruz Alta (RS) em 1971. Em 1992 ingressou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para seus estudos no Curso de Ed. Física."

   

- Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/1996);

- Mestre em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Cineantropometria (UFSM/1999);

- Doutor em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Avaliação e Prescrição de Exercícios (UFSM/2004);

- Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB);

- Autor dos livros:

        - “Guia Normativo para Confecção de Artigos de Pesquisa IPGEX” (1998); 

        - “Protocolos Antropométricos e Equações Preditivas da Composição Corporal” (2010); 

        - “Saúde em Ação” (2011); 

        - “Abordagem Metodológica da Ginástica de Academia” (2011); 

        - “Postura Corporal Humana” (2012); “Organização e Planejamento do Treinamento Desportivo” (2012); 

        - “Antropometria e Composição Corporal: protocolos de medidas, equações preditivas e novas estratégias de análise” (2014);

        - Autor do capítulo “Antropometria para Estimativa da Massa Muscular” na obra “Biometrica” (2012); 

- Coordenador do LADEHM (Laboratório de Desempenho Humano) da FURB. 

- Personal Trainer e professor de TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) a mais de 20 anos;

- Professor de ginástica de academia (Aeróbica, step e localizada) por mais de 10 anos.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. Os certificados emitidos pela Escola TEF servem para horas extracurriculares na graduação e a carga horária pode ser convalidada em sua Instituição de Ensino Superior.

 - Meu certificado é aceito pelo CREF? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. O CREF é um órgão de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Download do Material Didático e dos Artigos
  • 1. Fisiologia Do Tecido Muscular
  • 2. Relação Comprimento Tensão
  • 1. Insuficiência Ativa e Passiva
  • 2. Insuficiência Ativa no Banco Scott
  • 1. Insuficiência Ativa na Flexão de Joelhos
  • 2. Energia Elástica
  • 3. Energia Elástica no Stiff
  • 4. Energia Elástica Banco Scott
  • 5. Energia Elástica no Agachamento
  • 6. Energia Elástica no Supino
  • 7. Energia Elástica Tríceps Testa
  • 1. Vetorização na Análise da Tração Muscular
  • 1. Pontos de Descanso nos Exercícios de TRP
  • 2. Pontos de Descanso no Banco Scott
  • 3. Pontos de Descanso no Supino Reto
  • 4. Pontos de Descanso no Agachamento
  • 5. Pontos de Descanso no Tríceps Testa
  • 6. Pontos de Descanso Rosca Direta
  • 1. Análise Biomecânica - Mesa Flexora
  • 2. Análise Biomecânica - Elevação Lateral
  • 3. Análise Biomecânica - Leg Press 45º
  • 4. Análise Biomecânica - Agachamento
  • 5. Análise Biomecânica - Rosca Direta
  • 1. Chat - Dúvidas dos Cursistas Respondidas pelo Professor João Moura
  • Biomecânica e Cinesiologia Aplicadas ao TRP

Dúvidas Frequentes

Após a matrícula confirmada, você terá acesso às aulas gravadas, sem necessidade de estar em um horário específico para estuda. Fazendo o seu próprio horário de modo flexível conforme suas condições.
Voltar ao topo