Análise e Correção de Desvios Posturais

Análise e Correção de Desvios Posturais

Baseado em 19 avaliações
  • 472 Alunos matriculados
  • 11 Horas de duração
  • 15 Aulas
  • 8 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 19,98 (ou R$ 199,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Muito bom, mas aconselho a fazer o curso de Anatomia Palpatória antes. "
JÁDER LUIZ LOPES DA SILVA
mais avaliações

Olá pessoal,

No meu humilde entendimento, por muito tempo, nós profissionais de Educação Física, aplicamos treinos fortes com cargas capazes de quebrar o processo homeostático e assim gerar respostas agudas e principalmente adaptações crônicas que fizeram com que nossos alunos, clientes e atletas evoluíssem fisicamente. E isso é muito bom, geramos treinos eficientes, treinos produtivos. Por outro lado, me parece que os cuidados associados a tais treinos não seguiram a mesma evolução. Posso concluir isso, quando analiso a saúde postural das pessoas submetidas a tais treinamentos... muito pouco se comentava a respeito.

Uso o verbo no passado pois vejo que isso está mudando. Vejo muitos profissionais hoje comprometidos não somente com o resultado final mas também com o processo, com os cuidados associados a saúde de alunos, clientes e atletas. Me parece que os profissionais de Educação Física, em particular, despertaram para a importância da saúde postural. Claro que muito ainda deve ser feito, mas os profissionais estão se comprometendo não só com resultados finais em termos de performance atlética ou estética, mas também com a saúde postural.

Nossos alunos, clientes e, porque não, nossos atletas; estão cada vez mais estressados com as cobranças do dia a dia o que leva muitos deles a encurtamentos de determinados grupos musculares, principalmente quando associado a inatividade física no caso dos não atletas. E tudo isso tem um desfecho na perda da saúde postural. Cada vez mais vemos pessoas com dores lombares oriundas de hiper ou hipolordoses lombares que por sua vez ocorreram em função da perda do equilíbrio pélvico, que foi alterado ou por hipotonia muscular e assimetria de força ou por encurtamentos musculares... tudo isso gera DOR! (chamada de lombalgia quando acomete, obviamente, a região lombar).

Assim, os profissionais de saúde, e dentre deles o caçula Educador Físico, buscam responder algumas perguntas de ordem prática na atividade profissional:

- Como devo avaliar a postura do meu paciente/aluno/cliente/atleta?

- Que métodos disponho para esta avaliação postural? Qual seria o mais adequado para minha realidade financeira e profissional? Esse método é objetivo, prático e fidedigno?

Com relação a tais indagações o curso que lhe apresento agora de DESVIOS POSTURAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO, como o próprio nome reforça "diagnóstico" é um conteúdo fortemente abordado. Explico o método BIOFOTOGRAMÉTRICO para avaliação postural. Este método é barato, objetivo, não invasivo e relativamente rápido de ser aplicado e é capaz de gerar diagnóstico quantificado dos desvios através de análise angular.

Eu apresento todo o processo protocolar de obtenção dos dados posturais desde a demarcação dos pontos anatômicos, passando pelos pontos posturais com uso do SAPo (Software de Avaliação Postural - de distribuição gratuita ("free") pela internet) até a análise postural propriamente dita com os resultados numéricos biofotogramétricos. Portanto, no quesito diagnóstico o curso é completo.

Todavia, novas perguntas podem acontecer, e geralmente acontecem:

- O que posso fazer para busca resolver o problema postural do meu paciente (fisioterapeutas, médicos e enfermeiros), aluno/cliente/atleta (educadores físicos)?

- Posso amenizar o desvio ou revertê-lo? Ou, devido ao agravamento do quadro, é possível apenas evitar que o mesmo evolua?

- Com que "ferramentas" (metodologias de trabalho) posso utilizar para o processo de TRATAMENTO DOS DESVIOS?

Essas perguntas sugem após o diagnóstico e visam buscar alguma estratégia de tratamento dos desvios potencialmente identificados. Neste curso eu apresento um forma de analisar e tratar os desvios, parte-se do pressuposto que os mesmos tenham sua única, ou melhor, principal causa, questões musculares. A partir deste entendimento apresento e proponho metodologias de alongamento/flexionamento associadas ao TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) para compor o programa de intervenção contra os potenciais desvios. Assim, inicialmente nesta dimensão apresento uma base avaliativa cinesiológica do desvio postural (ai a importância do estudo de cinesiologia), logo na sequência uma proposta de programas de exercícios específicos (flexionamento + fortalecimento - TRP) a cada desvio postural.

Como não devemos prescrever exercícios "avulso" para o combate aos desvios posturais, devemos sim elaborar PROGRAMAS DE TREINAMENTO; finalizo o curso apresentando uma proposta de periodização (comentada e justificada) para implantação do programa.

Ao adquirir este curso você estará se qualificando para o diagnóstico e tratamento postural via duas ferramentas relativamente simples... alongamento/flexionamento e TRP. O mais importante, você saberá como identificar e tratar os desvios posturais de seu paciente/aluno/cliente/atleta.

No momento é isso, nos vemos na sala de aula.

Prof. Dr. João Moura.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Acadêmicos e Profissionais de Educação Física e Fisioterapia

João Moura
"Professor João Moura nasceu em Cruz Alta (RS) em 1971. Em 1992 ingressou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para seus estudos no Curso de Ed. Física."

   

- Graduado em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/1996);

- Mestre em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Cineantropometria (UFSM/1999);

- Doutor em Ciência do Movimento Humano – área de concentração Avaliação e Prescrição de Exercícios (UFSM/2004);

- Docente da Universidade Regional de Blumenau (FURB);

- Autor dos livros:

        - “Guia Normativo para Confecção de Artigos de Pesquisa IPGEX” (1998); 

        - “Protocolos Antropométricos e Equações Preditivas da Composição Corporal” (2010); 

        - “Saúde em Ação” (2011); 

        - “Abordagem Metodológica da Ginástica de Academia” (2011); 

        - “Postura Corporal Humana” (2012); “Organização e Planejamento do Treinamento Desportivo” (2012); 

        - “Antropometria e Composição Corporal: protocolos de medidas, equações preditivas e novas estratégias de análise” (2014);

        - Autor do capítulo “Antropometria para Estimativa da Massa Muscular” na obra “Biometrica” (2012); 

- Coordenador do LADEHM (Laboratório de Desempenho Humano) da FURB. 

- Personal Trainer e professor de TRP (Treinamento Resistido com Pesos - Musculação) a mais de 20 anos;

- Professor de ginástica de academia (Aeróbica, step e localizada) por mais de 10 anos.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. Os certificados emitidos pela Escola TEF servem para horas extracurriculares na graduação e a carga horária pode ser convalidada em sua Instituição de Ensino Superior.

 - Meu certificado é aceito pelo CREF? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. O CREF é um órgão de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Download do Material Didático e dos Artigos
  • 1. Introdução curso Desvios Posturais
  • 1. Prática De Demarcação
  • 2. Protocolos Biofotogramétricos
  • 1. Avaliação e Análise Postural
  • 2. Referências E Comparativos Posturais
  • 1. Introdução À Correção De Desvios Posturais
  • 2. Desvios Posturais na Cabeça
  • 3. Desvios Posturais nos Ombros
  • 4. Desvios Posturais nos Joelhos
  • 1. Periodização de Treino para Correção de Desvios Posturais
  • 1. Chat Desvios POsturais - Dúvidas dos Cursistas
  • 1. Escoliose
  • 2. Hipercifose E Hipocifose
  • 3. Hiperlordose E Hipolordose
  • Análise e Correção de Desvios Posturais

Dúvidas Frequentes

Após a matrícula confirmada, você terá acesso às aulas gravadas, sem necessidade de estar em um horário específico para estuda. Fazendo o seu próprio horário de modo flexível conforme suas condições.
Voltar ao topo